Programação metabólica para gestação
Preparar nosso corpo para uma gestação não é algo que se faz da noite para o dia. A nossa fertilidade é influenciada pelas nossas escolhas presentes e passadas e tem até mesmo ligação com as escolhas das nossas mães e avós. As doenças metabólicas programadas pelo ambiente materno podem perpetuar ao longo das gerações, sendo assim, a saúde da mãe influencia diretamente na susceptibilidade dos filhos em desenvolver diversas desordens metabólicas, incluindo diabetes tipo II, obesidade, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e doença hepática gordurosa não alcóolica.
Quanto tempo antes devemos nos preparar?
Para ter um embrião saudável precisamos de um bom óvulo e um bom espermatozoide, cada um contribui com 50% do material genético, então precisa ser um trabalho conjunto. Recomendamos que casais considerem uma preparação metabólica no mínimo 3 e preferencialmente 6 meses, antes de tentar engravidar.
O que acontece nessa programação?
Isso envolve fazer ajustes na dieta, melhorar a composição corporal, reduzir o estresse e ansiedade, ajustar o ritmo do treino, repor os nutrientes necessários, avaliar o perfil hormonal e inflamatório, tudo com o objetivo de otimizar a saúde metabólica do casal.
Quais os objetivos dela?
Melhorar a fertilidade, otimizando a saúde reprodutiva do casal
Reduzir o risco de malformações congênitas, garantindo um ambiente favorável ao desenvolvimento adequado do bebê
Estimular um ganho de peso adequado durante a gestação, evitando o excesso ou carência
Prevenir problemas metabólicos futuros, como diabetes gestacional e obesidade infantil
É um investimento valioso para o futuro da família que vocês estão planejando construir!

Acompanhamento gestacional
Durante a gravidez, o acompanhamento nutricional trimestral desempenha um papel crucial na manutenção da saúde materna e fetal. Cada trimestre traz consigo mudanças significativas no corpo da mãe e no desenvolvimento do bebê, e também, diferentes necessidades nutricionais.
O estado nutricional e hábitos alimentares da mãe, antes e/ou durante a gestação e/ou fase de lactação, têm sido associados com a programação do fenótipo dos filhos, e maior risco de desenvolver doenças metabólicas ao longo da vida.
Através de um plano alimentar adequado e suplementação personalizada, conseguimos prevenir complicações como baixo peso ao nascer, parto prematuro, malformações congênitas e problemas de saúde materna, como anemia, diabetes e hipertensão gestacional.
Fazemos também o controle do ganho de peso materno, para que não seja excessivo, ou abaixo do recomendado para que o bebê cresça de forma saudável. Dessa forma, colaboramos também na recuperação do corpo da mãe mais rápido no pós-parto.nO acompanhamento pode ser iniciado a qualquer momento da gestação, mas preferencialmente, antes mesmo da concepção, devendo iniciar com a programação metabólica.
Por que escolher o Instituto Ciro Ventura?
No Instituto Ciro Ventura, nosso compromisso vai além de oferecer tratamentos; é sobre capacitar indivíduos a assumirem o controle de sua saúde e bem-estar! Seguimos em nosso Instituto o conceito de Medicina de Precisão 4Ps, que consiste em abordagens:
Preventivas (Estimulamos a adoção de hábitos saudáveis e trabalhamos não apenas na correção, mas a prevenção de problemas de saúde)
Preditivas (Antecipamos a detecção de problemas e surgimento de inúmeras doenças, possibilitando com isto a minimização dos riscos de complicações e danos futuros)
Participativas (Com intervenções humanizadas que dão ouvidos aos desejos, interesses e particularidades de cada paciente, construímos juntos seu tratamento para uma melhor adesão e eficácia)
Personalizadas (Levando em consideração rotina, gostos, cultura e genética do paciente, conseguimos personalizar com alto grau de precisão nossos tratamentos oferecidos no Instituto Ciro Ventura)
Ao unir hábitos saudáveis, modernos exames e terapias médicas avançadas, proporcionamos uma abordagem holística que aborda não apenas os sintomas, mas também as raízes subjacentes dos desequilíbrios de saúde!